Pois uma pitada destes temperos faz toda a diferença!!!

20
Jul 10

Salve,salve galera!!!!


Como vão vocês? Esperamos que ansiosos para lerem mais um post do C&C (hehe).

Como vocês puderam notar, esta semana o post será sobre a Indústria, vocês encontrarão informações históricas -amamos história- , informações sobre o que é o trabalho industrial ,sobre vagas nessa área entre outros assuntos.

Hmm,já ia me esquecendo...Estamos no quinto post!!!! *-*

Pois bem, vamos ao que interessa...Chega de “Blá Blá Blá”!


UM POUCO DE HISTÓRIA...

 

Antes de falarmos sobre o trabalho industrial, a grande oportunidade de emprego e as mais variadas áreas industriais,vamos falar um pouquinho sobre como surgiu a indústria e por quê. Fiquem calmos, não escreveremos um livro, faremos uma breve introdução à Era Industrial. Let's go !!!

 

A Revolução Industrial iniciou-se no século XVIII na Inglaterra, expandindo-se no século XIX para o resto do planeta Terra . Antes da Revolução Industrial os “produtos” eram feitos por artesãos, em pequenas oficinas.

A partir do século XVIII, a produção passou a ser em grande escala, pois não cabia somente aos homens produzir, eles agora tinham a ajuda das máquinas.

As principais causas da Revolução Industrial foram o acúmulo de capital, o liberalismo econômico e as grandes invenções tecnológicas.

Como consequencia dessa revolução, a população urbana aumentou extraordinariamente, a produção de bens deixou de ser artesanal e a população passou a ter acesso aos produtos industrializados.

É claro que a Revolução Industrial não teve somente coisas boas, durante o começo da Era Industrial os trabalhadores sofriam com a falta de direitos e com as péssimas condições de trabalho.

Porém, mais tarde, os trabalhadores conquistaram seus direitos.

É importante lembrar que a “criação” da Indústria é responsável pela incansável busca por novas tecnologias, pela necessidade de especialização do trabalhador e pela concorrência de Mercado.

 

Como dissemos antes, este texto é uma breve introdução a História da “Indústria”. Caso desejem saber mais, cliquemaqui e aqui.


INDÚSTRIA

 

Segundo o nosso coleguinha WIKIPÉDIA, a Indústria é toda atividade humana que,através do trabalho, transforma matéria-prima em outros produtos,que em seguida podem ser ,ou não, comercializados.

Como vocês devem estar imaginando, existem vários tipos de indústria: metalúrgica, têxtil, alimentícia, etc. Mas para simplificar,podemos dividir a “Indústria” em duas partes:

Indústria de BaseAquela que transforma a matéria-prima para a utilização de outras indústrias.Ex:Indústria Petroquímica.

Indústria de Bens de Consumo – Aquela que produz produtos, voltado ao mercado consumidor. Ex: Indústria Têxtil.


 

POR QUE SOBRAM VAGAS NA ÁREA INDUSTRIAL?

 

Agora que já sabemos um pouquinho sobre a história da Revolução Industrial e o que é Indústria, tentaremos responder por que sobram vagas nesta área.


A população brasileira se desenvolveu economicamente muitíssimo nos últimos anos. A cada ano, diminui o número de brasileiros abaixo da linha da pobreza e aumenta-se os de classe média.

 

Nas últimas décadas, mais e mais jovens ingressaram nas faculdades, conseguindo assim, um nível socioeconômico melhor. O enriquecimento da população é responsável pelo aumento do consumismo, a cada dia o brasileiro gasta mais e mais em compras“supérfluas”,investindo em carros, imóveis, alimentação, roupas,brinquedos,etc.

Como é de se esperar, o aumento do consumismo faz necessário o aumento da produção, sendo assim, as empresas precisam contratar mão-de-obra. Cada ramo da indústria precisa de determinado trabalhador, e este deve ter conhecimento na área desejada.A geração de empregos na área industrial impulsionada pelo consumismo, em muitas áreas não foi acompanhada pela especialização dos “trabalhadores”,ou seja, falta mão-de-obra especializada.

 

Há muitas pessoas com curso superior no mercado enfrentando a falta de vagas, enquanto isso, centenas de empresas buscam funcionários com nível técnico.

Felizmente, atualmente a população tem se dado conta de que fazer um curso técnico é uma boa maneira de se conseguir um bom emprego em uma grande indústria. Mas mesmo com o crescimento do número de formandos com nível técnico, a demanda de vagas é maior que o número de trabalhadores disponíveis no mercado.

Outro fator responsável pelo grande número de vagas na área industrial é a cultura do povo brasileiro. Ainda hoje, muitas pessoas acreditam que a única forma de ser bem sucedido é se formando em nível superior. O povo brasileiro ainda tem uma cultura preconceituosa que coloca o trabalho braçal como algo “indigno”,com remuneração baixa e pouco prestígio social.O que acontece na realidade é totalmente diferente, as empresas oferecem bons salários e ótimas oportunidades de ascensão social. Uma pessoa com nível técnico chega, muitas vezes, a ganhar um salário tão bom quanto a de uma pessoa com nível superior, dependendo exclusivamente da sua área de atuação.

É importante lembrar que a área industrial não oferece vagas somente à técnicos, muitas vagas são destinadas a pessoas com formação superior, como por exemplo vagas de chefia.Porém ,são as áreas que pedem profissionais técnicos as que mais oferecem vagas. É interessante falar que cada área do território brasileiro se destaca em determinada área da indústria, e que as vezes o profissional que está em falta no Sul do Brasil está “sobrando” no Norte, sendo assim, muitas indústrias não só investem na formação de profissionais na região, como contratam pessoas de Estados diferentes.

 

Para facilitar, nós do C&C criamos um esquema sobre o assunto.



 

VENDO O LADO POSITIVO DA HISTÓRIA...

 

Bem, como vocês viram anteriormente,faltam profissionais qualificados em muitas áreas da Indústria. Muitos devem estar pensando “Poxa, que chato isso”.É, realmente é um pouco chato para as empresas, mas é muito bom para os trabalhadores.

 

 

Ainda não entenderam? Pois bem, pensem conosco, existem poucos profissionais formados nas áreas que eles precisam, eles realmente precisam de pessoas com conhecimento nestas áreas, isso significa o que? Bem, existindo poucos profissionais capazes, estes acabam sendo disputados pelas empresas, sendo assim, acabam ganhando bons salários.

Outra situação boa causada pela falta de funcionários qualificados é o fato de que as indústrias acabam investindo em seus profissionais, isso quer dizer que o pessoal se qualifica em determinada área e ao mesmo tempo põe o conhecimento adquirido em prática.

Sendo assim, podemos dizer que quem possui a formação requisitada por determinada Indústria, hoje em dia tem acesso á ótimas condições de trabalho e excelentes salários. Não é uma boa ideia investir em cursos relacionados á área industrial?

 

QUAIS AS ÁREAS MAIS INTERESSANTES PARA SE TRABALHAR?

 

Como nós do C&C somos de Joinville, um dos maiores pólos industriais de Santa Catarina, falaremos sobre as áreas mais interessantes da indústria para se trabalhar neste belo Estado Sulista.

É importante avisar, que as áreas industriais citadas abaixo, são as que apresentam maior número de vagas, melhores salários e as que chamaram mais a nossa atenção.

 

Indústria Tecnológica/ Informática - Santa Catarina possui mais de 1.600 empresas de Tecnologia, empregando mais de 16.000 trabalhadores. Esta área chega a faturar mais de R$ 1 bilhão por ano,gerando mais e mais vagas. A maioria dessas indústrias se encontram nas cidades de Joinville, Blumenau e Florianópolis.

 

Vocês podem ingressar nessa área fazendo alguns cursos como:
Técnico em Informática, Técnico em Sistemas de Transmissão, Técnico em Telecomunicações, entre outros.Temos certeza que essa área da Indústria chamou a atenção de muitos jovens amantes da informática, e o mais legal de tudo é que estes cursos não garantem empregos somente braçais mais também intelectuais. Têm vagas para técnicos em informática, pessoas com curso superior,tem emprego para muita gente.

 

Indústria Têxtil – O Maior setor de TODA América Latina!!! Dá para imaginar quantas vagas esse setor gera somente em Santa Catarina? Esse setor emprega nada mais, nada menos do que 155 mil trabalhadores. Com certeza não vai faltar vaga de emprego para quem desejar seguir carreira nessa área.

 

E o mais legal é a variedade de cursos: Técnico Têxtil,Técnico em Confecções do Vestuário,Técnico em Designer de Moda, etc. Com toda certeza, esse setor industrial chamou a atenção de muitas pessoas que amam moda como nós. Afinal, vocês podem ser costureiros, estilistas, podem comandar o trabalho, não faltam opções.

 

Indústria Eletrometalmecânica - Contendo somente no Estado mais de 5,3 mil empresas, essa área industrial gera mais de 112 mil vagas de emprego. Curso possíveis: Técnico em automobilística,Técnico em eletromecânica, Técnico em refrigeração,etc. Para quem está pensando “ Hmm, que curso legal para garotos”,já vamos avisando, estes cursos podem ser feitos tanto por homens ou mulheres, o gênero não importa, o que importa é a vontade de aprender.

 

Indústria de Cerâmica – Cerca de 60% da produção de pisos e revestimentos são produzidas no Estado de Santa Catarina. É, vocês não entenderam errado não... Agora parem para pensar, produção pede mão-de-obra, sendo assim são muitas vagas de empregos nos esperando.

 

Indústria “Florestal” - Na América Latina, adivinhem quem possui o maior Parque Moveleiro. Acertou quem disse Santa Catarina. Esse setor emprega mais de 82 mil pessoas. Com certeza têm vagas para muitos de vocês. O legal é que há muitas funções nesse setor, pode-se trabalhar como designer de movelaria, marceneiro, gestor da empresa,etc.

 

Indústria Alimentícia - O Estado possui mais de 3,7 mil Indústrias do ramo alimentício, garantindo emprego a mais de 100 mil funcionários.

 

Não se pode negar que o setor cresce cada dia mais, gerando mais e mais empregos,o que é muito bom para quem pretende seguir carreira nessa área.

Técnicos em alimentos e nutricionistas tem boa chance de conseguir empregos nesta área.

 

Como vocês puderam notar, não faltam opções na área industrial Catarinense, tem opção de emprego para tudo quanto é tipo de pessoa. É muito importante frisar que as áreas industriais citadas acima não oferecem vagas de empregos somente à pessoas com curso técnico, muito pelo contrário, todas elas necessitam de administradores, contadores, advogados, profissionais da área de RH. Nós resolvemos falar mais dos cursos técnicos, pois no momento são os profissionais com essa formação que estão em falta.

Nas empresas há vagas para ambos os tipos de profissionais, afinal uma empresa com um excelente administrador mas que não possui mão-de-obra não vai avante, da mesma forma que uma empresa que possui mão-de-obra mas que não possui bons administradores. Na nossa humilde opinião, as Indústrias são como o corpo humano que é formado por milhares de células, no caso das indústrias, as células são cada um dos funcionários, desde o considerado mais importante ao menos importante.


 

FICARAM INTERESSADOS EM TRABALHAR NA ÁREA INDUSTRIAL?

 

Gostariam de fazer um curso técnico? Dêem uma olhadinha nos posts antigos clicando aqui.

Curso Superior combina mais com vocês??? Hmm...Clique aqui.

 


Já têm formação Técnica ou Superior? Querem ir para o Mercado de Trabalho?Seguem abaixo alguns links úteis:

 

RH Joinville - http://www.rhjoinville.com.br/index.asp

Grupo Meta - http://www.grupometa.com/metarh/vagas/joinville.asp

RH Seller - http://www.rhseller.com.br/

Manager - http://www.manager.com.br


 

ENTREVISTA TAMBÉM É CULTURA

 

Como vocês já devem ter notado, nós do C&C sempre estamos buscando informações dos mais variados tipos, amamos entrevistas e sempre fazemos um QUIZ com a opinião da população.

Desta vez não foi diferente, segue abaixo uma entrevista muito interessante:


Nome: Bianca

Profissão: Psicóloga

Local de trabalho: Recrutamento e Seleção /Indústria NSO

 

  1. Falta mão-de-obra para as Indústrias? Por que?

    R: Há muita mão-de-obra,porém poucos são qualificados. Existem pessoas que querem um emprego,porém não possuem nem mesmo o Ensino Médio Completo.

  2. Qual o salário médio de um funcionário da indústria?

    R: Cerca de 1000 reais

  3. Quais as áreas mais procuradas pelos trabalhadores?

    R: A área mais procurada é a de produção, ela possui o maior volume de contratações.


 

VOZ DO POVO...

Fomos às ruas e perguntamos ao pessoal como eles se imaginam daqui algum tempo.Vejam os resultados:

 

80% dos entrevistados se imaginam formados em um curso superior,trabalhando na área em que se formaram.

20% dos entrevistados se imaginam trabalhando na área industrial.

 

(foram entrevistados 50 jovens)


DEPOIMENTO

Nome: Roberto dos Santos

Idade: 44 anos

Profissão: Pintor de carrocerias de ônibus

 

"Eu optei pela área industrial por vários motivos. As dificuldades financeiras e o fato de ser o filho mais velho da família, fizeram com que eu começasse a trabalhar muito cedo.Quando cheguei em Joinville, comecei a trabalhar em uma empresa de fabricação de ônibus,estou trabalhando nesta mesma empresa atualmente. Fiz muitos cursos, entre eles o de pintor de carroceria de ônibus; me profissionalizei, e com competência e dedicação cresci na minha área. Nunca me arrependi por ter escolhido a área industrial para trabalhar."

 


VALE A PENA VER...

 


 

REFERÊNCIAS


http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Catarina#Ind.C3.BAstria

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2973158.xml&template=3898.dwt&edition=15095&section=1015

http://www.latinamerican-markets.com/brasil---setores-de-maior-crescimento-na-industria

http://www.santacatarinabrasil.com.br/pt/polos-economicos/

http://www.pe.senai.br/servicos/cursos_tecnicos.html#alimentos


 

 

 

OLÁ PESSOAL!

ESPERAMOS QUE VOCÊS TENHAM GOSTADO DO POST!

DEIXEM SUAS OPINIÕES NA FORMA DE COMENTÁRIO!

Recadinhos para Orkut com Ternura - TCHAU

 

GOD BLESS YOU!

 

ATÉ :*

 


Obs: Desculpem pelas imagens, não somos grandes artistas mas tentamos :D

 

publicado por conhecimentoecultura às 22:03
sinto-me:
música: Details in the fabric -Jason Mraz

5 comentários:
Parabéns pelo post !!!

Realmente, sobram vagas de emprego na área industrial, porém, falta mão-de-obra qualificada.
As pessoas precisam entender que qualificação é sinônimo de oportunidade, acabou-se a época em que 2° grau garantia bons empregos.
Isabel Frainer a 22 de Julho de 2010 às 23:25

Oi Isabel!!

Obrigada pelo seu comentário...
Realmente, faltam pessoas qualificadas e chovem vagas.

Salve, salve !!!!

Muito interessante esse tema... É verdade essa história de que nós ,os brasileiros, acreditamos que o trabalho braçal é menos importante que o de escritório. O que é uma grande besteira , afinal sem os trabalhadores braçais, o nosso país não seria nada. A população tem que acordar, tem que aprender a valorizar as oportunidades que aparecem;se o Mercado apresenta vagas para determinada área, por que não tentar?? Nunca se sabe, numa dessas encontramos o emprego das nossas vidas.
expressocultura a 22 de Julho de 2010 às 23:39

Bem completo o post, e gostei dos desenhos ;)
Eduardo a 27 de Julho de 2010 às 23:40

Olá Eduardo!!
Obrigada pelo comentário...

Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
15
16
17

18
19
21
22
23
24

25
26
28
29
30
31


arquivos
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO