Pois uma pitada destes temperos faz toda a diferença!!!

03
Ago 10

Salve, salve galera apaixonada por conhecimento e cultura!!!!


Como vão vocês? Esperamos que muito bem!

Vocês devem estar se perguntando o que significa essa “bendita” frase, ali em cima, como título...Pois bem, significa primeiro emprego em alemão....Resolvemos evoluir culturalmente, escrevendo o texto em um idioma diferente do nosso. Mas não se preocupem, o resto do texto será no nosso belo idioma.

Como estávamos dizendo antes, este post será sobre o primeiro emprego, relataremos a opinião do povo brasileiro, falaremos da importância deste “fato marcante”, de como conseguir o “temível” primeiro emprego, e “otras cosas a más” - olhem só o estrangeirismo novamente-.

Pois bem, vamos ao que interessa. Chega de “lero lero”. kommen auf die Menschen !!!! (Hehe...isso significa: “Vamos lá pessoal”. Ah, acho que vamos parar com isso...)


O PRIMEIRO EMPREGO

 

Ahhh... Quem não se lembra de sua primeira paixão, de seu primeiro beijo, da primeira bicicleta, e até mesmo da primeira discussão com o melhor amigo? Que garota não se lembra de sua festa de debutante, de seu primeiro sapatinho de salto alto? Que garoto não recorda a cor do seu primeiro carrinho? Praticamente todos nós lembramos de fatos assim – alguns da paixão e outros da bicicleta -, afinal eles marcaram nossas vidas, fizeram parte da nossa história. As vezes essas recordações são boas, outras vezes estão relacionadas à fatos tristes, a questão é que foram muito importantes. Será que o 1° EMPREGO se encontra entre os fatos marcantes da vida de qualquer pessoa? Será que nos lembraremos dessa experiência pelo o resto de nossas vidas? Ela marcará nosso futuro profissional?? Hmm, tentaremos desvendar este mistério. ( Hehe.. My name is C&C, Blog C&C - 007 )

Não temos dúvidas de que o primeiro emprego marca a vida de qualquer pessoa. Afinal, a maioria dos jovens conseguem seu primeiro emprego entre os 16 e 18 anos - tirando as exceções que se encontram fora da lei: empregar menores de 16 anos é crime - , e é nessa idade em que a convivência com as pessoas é muito valorizada por nós jovens, sendo assim, o primeiro emprego acaba sendo relacionado as amizades que criamos no trabalho, as coisas que aprendemos e ao que adquirimos. A maioria das pessoas quando relembra seu primeiro emprego, acaba falando do José, do João e da Luiza que conheceram, daquele chefe companheiro ou daquele “mala do chefe”. Sendo assim, o primeiro emprego marca nossa história, algumas dessas marcas são “cicatrizes” -lembranças de situações ruins -, outras são como sonhos, dando vontade de voltar à época em que trabalhávamos naquela primeira empresa, com aqueles primeiros companheiros de trabalho.

 

Mas será que o primeiro emprego, além de marcar a nossa vida “particular”, acaba influenciando o nosso futuro profissional? Bem, nós acreditamos que sim. Não há dúvida de que o primeiro emprego influenciará nossa “vida profissional”, nem que ele seja apenas um “trabalho de férias”,com certeza ele deixará muita bagagem profissional ao nosso currículo/ vida profissional.

Estão duvidando é? Pois bem, provaremos que o 1° emprego tem participação importante na nossa vida profissional.

Para começar, o primeiro emprego é o passo inicial da nossa carreira, é nesse momento que deixamos de ser somente jovens estudantes e passamos a ser da classe proletária. Nesse momento nós “crescemos”, pode-se dizer que o primeiro emprego é um rito de passagem da sociedade capitalista, na qual deixamos de ser crianças, nos tornarmos semi-independentes financeiramente falando, passamos a ter mais responsabilidades.

Com o primeiro emprego, acabamos aprendendo como nos comportar no ambiente de trabalho, como e quando conversar com o chefe, descobrimos que a coletividade é “irmã” do sucesso, vemos a importância da palavra “trabalho”.

O primeiro emprego também é muito importante quando se fala em experiência, podemos por em prática tudo o que aprendemos na faculdade, no cursinho, na escola,adquirindo assim, experiência profissional, o que acaba abrindo muitas “portas” no Mercado de Trabalho. Por mais valorizado que seja o conhecimento, a experiência ainda conta muitos pontos na hora de se conseguir um bom emprego.

Além disso, o primeiro emprego serve como um teste, acabamos descobrindo se realmente queremos trabalhar em determinada área ou se queremos nos manter longe dela. Muitas vezes, fazer um estágio antes de cursar uma faculdade, acaba facilitando a escolha da profissão, pois sabemos se nos identificamos com determinado curso ou não.

Falando no futuro, o primeiro emprego pode ajudar muito quando falamos em contatos. Estar em uma empresa, conhecer pessoas, faz com que venhamos a ter laços afetivos e profissionais com muitas pessoas, sendo assim, o primeiro emprego permite que venhamos criar uma sólida rede de amigos, os quais poderão nos ajudar no futuro, indicando-nos à empresas importantes, nos ajudando quando estivermos precisando de ajuda, da mesma forma que nós poderemos ser úteis à eles no futuro.

 

Não podemos negar que o primeiro emprego possui um forte poder de influência sobre nosso futuro profissional, facilitando nossas escolhas, abrindo portas, nos ensinando modos de comportamento, nos tornando profissionais melhores, além claro, de nos proporcionar grandes amizades, bons contatos, etc.


 

COMO OS JOVENS VEEM O PRIMEIRO EMPREGO?

 

Não satisfeitos em darmos somente nossa opinião, fomos atrás da opinião de outros jovens...

Essa semana entrevistamos dois grupos de jovens, os que já se encontram no mercado de trabalho e aqueles que são somente estudantes. Os questionamos sobre o primeiro emprego, sua importância, entra outras coisas. Segue o resultado abaixo:

 

# Jovens ainda não inseridos ao Mercado de Trabalho

 

Entrevistados:

  • Silvana Neumann, 16 anos , estudante

  • Jéssica Cristina de Souza,16 anos, estudante

  • Amanda Burg, 16 anos, estudante

Quando você pretende entrar no Mercado de Trabalho?

Silvana – Daqui à uns 3 anos, quando for maior de idade e poder fazer minhas próprias escolhas.

Jéssica – Pretendo entrar no Mercado de Trabalho quando eu concluir meus estudos e estiver preparada.Mas acho que independente disso, as oportunidades estão ai, basta aproveitar e saber o que queremos.

Amanda – Durante a faculdade ou ao final dela, quando estiver profissionalmente preparada.

 

Quais as suas expectativas em relação ao primeiro emprego?

Silvana – Espero que seja uma experiência muito boa.

Jéssica – As melhores, claro! Apesar de ainda não termos experiência no primeiro emprego, devemos procurar sempre aprender com o novo e estar aberta as coisas ao nosso redor.

Amanda - Espero que o primeiro emprego aumente meu conhecimento, me dê estabilidade financeira e que seja o começo do sucesso.

 

Na sua opinião, qual a importância do primeiro emprego?

Silvana – É um modo de você aprender a lidar com seu novo modo de vida, ou seja, o primeiro emprego serve como um aprendizado, para que no futuro eu possa ter um desempenho melhor em outro emprego.

Jéssica – Bem, além de depender dele, você acaba construindo o seu caráter, o primeiro emprego faz com que venhamos dar mais valor às coisas, afinal elas são frutos do nosso suor.

Amanda - O primeiro emprego é uma fonte de conhecimento, com que ele aprendemos a nos comportar, a trabalhar em equipe,etc.

 

Na sua opinião, o mercado oferece boas oportunidades de emprego aos jovens?

Silvana – Sim.

Jéssica – Depende, o mercado busca muita experiência, e a maioria dos jovens não corresponde a essa expectativa, por outro lado, as vagas acabam surgindo, basta cada um correr atrás daquilo que deseja.

Amanda - Acredito que sim, porém faltam jovens realmente qualificados.

 

# Jovens que já integram o mercado de trabalho

 

Entrevistados:

  • Abner ,16 anos, estagiário

  • Juan, 16 anos, estagiário


O que te levou a buscar seu primeiro emprego?

Abner – O tempo livre e o preço elevado das coisas que gosto de comprar.

Juan – Querer ganhar dinheiro.

 

Antes de começar a trabalhar, quais eram suas expectativas em relação ao primeiro emprego?

Abner – Eu queria enriquecer e ter meus bens individuais.

Juan – Queria um emprego que não atrapalhasse meu rendimento escolar e que não oferecesse perigo algum.

 

Você acredita que seu primeiro emprego influenciará seu futuro profissional?

Abner – Não, pois a área em que trabalho não tem nada a ver com o futuro que pretendo “seguir”.

Juan – Sim.

 

O que você aprendeu com seu primeiro emprego, que levará para sempre com você?

Abner - “ Se ganhar dinheiro é difícil, gastar é muito fácil”.

Juan – Aprendi que se queremos dinheiro, temos que trabalhar.

 

Conseguir o primeiro emprego foi uma tarefa difícil?

Abner – Não, pois quando somos jovens, temos uma melhor adaptação em qualquer área.

Juan – Não.

 

Para você, por que os jovens tem tanta dificuldade em entrar no mercado de trabalho?

Abner – Pois a maioria dos jovens são irresponsáveis, e é esta a imagem passada ao mercado.

Juan – Por causa do medo.


A DIFICULDADE DE SE CONSEGUIR O PRIMEIRO EMPREGO

 

Conseguir o primeiro emprego não é nada fácil, dá muita dor de cabeça e nos deixa bem cansados. As vezes pensamos até mesmo em desistir. Bem, pelo menos para a maioria das pessoas... Mas por que será que conseguir o primeiro emprego é tão difícil?

 

A falta de qualificação é um dos principais motivos da falta de oportunidade aos jovens, o pessoal de 16 e 17 anos quer trabalhar mas não tem conhecimento, não tem experiência, ai fica um pouco difícil de se conseguir um emprego. É claro que há muitos jovens com muito conhecimento desempregados, mas a questão é que a maioria dos jovens – os que possuem alto grau de instrução - não querem começar por baixo, o que dificulta a entrada deles no mercado.

 

Muitos profissionais vêem os jovens da geração Y como presunçosos e ambiciosos demais, afinal não querem passar por todo aquele processo, no qual você começa lá em baixo e tem a chance de se dar bem depois de uns 25 anos de empresa.

Outro problema é a busca por experiência. As empresas querem profissionais qualificados, jovens, dispostos a trabalhar e que possuam experiência, mas como conseguir experiência se não nos dão oportunidade?

Outro erro decisivo é na hora da entrevista de emprego, muitas vezes o jovem não sabe como se comportar, por isso acaba falando besteira, agindo de modo errado, e lá se vai sua chance de conseguir o primeiro emprego. Por isso é bom saber como se comportar durante a entrevista, desde o começo ao fim. Quer saber como agir? Cliquem aqui.

Como vocês puderam notar, são vários os motivos que dificultam a entrada dos jovens ao mercado de trabalho, mas nem tudo está perdido... A força de vontade pode mover montanhas, ou seja, com muita persistência podemos conseguir o tão sonhado primeiro emprego. Ah, não podemos nos esquecer dos estágios e projetos governamentais de inserção do jovem no mercado de trabalho, eles facilitam muito a entrada dos jovens ao mercado. Logo, logo, falaremos mais sobre eles.


 

A VOZ DO POVO...

 

Como somos muito curiosos, fizemos mais umas perguntinhas ao público jovem. Fizemos três perguntas à 38 jovens joinvillenses. Vejam o que o jovem de Joinville pensa sobre o primeiro emprego:

 

Você acredita que seu primeiro emprego influenciará seu futuro profissional?

58 % dos jovens entrevistados responderam que SIM.

42 % responderam que NÃO.

 

Você começará a trabalhar:

21 % dos jovens pretendem ter seu primeiro emprego depois da faculdade.

21,5 % depois do cursinho.

57,5 % dos jovens já trabalham.

 

O que você espera ganhar com seu primeiro emprego?

53 % dos jovens entrevistados esperam ganhar EXPERIÊNCIA.

47 % desejam conquistar ESTABILIDADE FINANCEIRA.


 

ESTÁGIO E PROJETOS GOVERNAMENTAIS

 

Como já dissemos antes, conquistar o primeiro emprego não é fácil, mas o o governo apresenta projetos para a ingressão do jovem ao mercado e há também o chamado estágio. Como prometemos, falaremos de ambos...

 

Agora não pensem que conseguir um estágio é assim tão simples, segundo Carlos Nepomuceno, é preciso ter cabeça aberta e muita disposição. E não podemos esquecer da entrevista, para conseguirmos um estágio, precisamos passar por uma entrevista, e ela pode ser decisiva, por isso devemos saber como nos comportar. Para saber como se comportar em uma entrevista de estágio, cliquem aqui.

O estágio é uma boa maneira de começar nossa vida profissional, outra boa maneira de se conseguir o primeiro emprego é “oferecida” pelo governo, que cria projetos que favorecem a entrada de jovens ao mercado de trabalho. Além do governo, muitas empresas criam projetos próprios, permitindo a entrada de um grande percentual de jovens ao mercado.

Um projeto que merece destaque é o “Projeto Pescar” , criado por uma ONG e mantido por instituições públicas e privadas, este projeto profissionaliza jovens e os envia ao mercado de trabalho. Querem saber mais sobre o projeto pescar? Visitem o site oficial: http://www.projetopescar.org.br.

 

Existem muitos outros projetos como este, todos buscando a qualificação dos jovens e facilitando a nossa entrada no mercado de trabalho. Só cabe ao jovem que deseja conseguir seu primeiro emprego, correr atrás de seus sonhos. Independentemente de começarmos como estagiários, por meio de projetos de apoio ao jovem ou por mérito próprio, o que importa é que teremos uma experiência que será lembrada por muito tempo. E claro, devemos tirar o maior proveito dela, afinal, o primeiro emprego é a melhor oportunidade que temos para aprender e tirar dúvidas.


 

ESTAGIÁRIO X TRAINEE


 

OS DEZ PASSOS PARA SE CONQUISTAR O 1° EMPREGO

 

Passo 1 - Conhecer o Mercado em que pretendemos atuar - Conhecer as características do mercado em que desejamos trabalhar é muito importante, pois facilita a elaboração do currículo, a entrevista, e o cumprimento as próximas etapas.

 

Passo 2 - Elaboração do Currículo - Ter um bom currículo é muito importante, podemos dizer que o currículo é a nossa carta de apresentação.

 

Passo 3 – Preparação para entrevista - Saber se comportar na entrevista conta muito, é bom lembrar que as qualidades emocionais do candidato valem muitos pontos.

 

Passo 4 - Desenvolvimento de Competências Comportamentais - As competências que devem ser cultivadas são: auto-motivação, humor, produção de conhecimento, liderança, relacionamento interpessoal, liderança e capacidade de sonhar.

 

Passo 5 – Desenvolvimento de Competências Técnicas - Conhecimento é TUDO. Capacitação é a palavra do dia :D

 

Passo 6 - Construir um Networking - Networking é “sinônimo” de oportunidade, ter alguém que nos indique facilita muito nossa entrada ao mercado.

 

Passo 7 - Definir os meios para buscar uma vaga - Para conseguirmos um emprego, temos que buscá-lo. Você pode buscar vagas através da internet, de jornais, da sua rede de contatos, RH, opções não faltam.

 

Passo 8 - Traçar objetivos e metas a serem alcançadas - Como disse Lewis Carol, “Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Então, trace metas e objetivos, e saiba qual o seu caminho!

 

Passo 9 – Elaborar um planejamento - Crie um plano de ação, no qual você terá guardado todas os 8 passos citados acima, junto com a ideia de como executá-los.


Passo 10 - Iniciar a execução do plano - Ponha o passo 9 em prática, deixe de somente sonhar, transforme seus sonhos em realidade.

 

Estes 10 passos foram baseados no texto do site Algo sobre vestibular, caso queiram saber mais sobre o assunto, cliquem aqui.


 

DEPOIMENTOS

“Eu ainda não trabalho, mas tenho muitas expectativas em relação ao meu primeiro emprego. Espero que ele seja algo que me agrade, no qual eu me sinta realizada. Também espero estabilidade financeira. Acredito que o primeiro emprego influenciará todo o meu futuro profissional, pois com ele conhecerei pessoas e aprenderei a me socializar profissionalmente com elas.” - ( Vânia Carvalho, 16 anos, estudante do 2° ano do Ensino Médio)


“ Comecei a trabalhar relativamente cedo, consegui meu primeiro emprego aos 16 anos. A minha primeira experiência de emprego foi muito boa, principalmente pelo fato de ter conquistado o “poder de compra”. Além do que, com meu primeiro emprego adquiri muito conhecimento, experiência e vontade de crescer na vida.Para mim, o primeiro emprego é o começo de um grande caminho profissional que temos que seguir, é a força impulsora.” - ( Isabel Frainer Burg , 46 anos , servidora pública)


PARA QUEM GOSTA DE LER...

 

 

Ler é muito bom, traz cultura e conhecimento, por isso preparamos uma boa dica de livro. Dica muito boa para quem quer entrar no mercado de trabalho.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

Livro: Meu Primeiro Emprego

Subtítulo: A Chave Do Sucesso Para Quem Está Começando

Autor: José Ney Pereira Lanças

Assunto: Administração e Liderança

 

RESENHA

Como se transforma um projeto de vida em uma carreira profissional bem-sucedida ? Como se constrói um futuro ? Como se planeja uma profissão de sucesso quando se está ainda e apenas na juventude ? Como se arquiteta uma ponte capaz de interligar o presente a um porvir cheio de oportunidades e de sucesso ? Tudo isso é perfeitamente possível, mas exige objetivos bem definidos, muito planejamento e organização e, obviamente, suficiente conhecimento do assunto.


Este livro ajuda aos leitores a obter esses conhecimentos tão preciosos para planejar sua carreira profissional. O empresário José Ney Pereira Lanças mostra como percorrer esse caminho das pedras com total segurança e hábil direção. Como executivo bem-sucedido de uma multinacional de renome, José Ney aprendeu na prática.

 

Este guia foi elaborado com o intuito de ajudar adolescentes e jovens a se prepararem para a difícil tarefa de decidir o que fazer em relação a seu futuro profissional, levando-se em conta a grande dificuldade em encontrar o melhor caminho nesta fase tão importante da vida. Os exemplos foram extraídos observando muitos jovens com quem o autor teve contato e que se encontravam totalmente perdidos quanto ao que fazer no futuro próximo. Trata-se, na verdade e unicamente, do relato e compartilhamento das experiências acumuladas por seu autor ao longo de sua história de vida acadêmica e profissional de mais de 30 anos.


BRILHA O PENSAMENTO...

 

A História tem demonstrado que os mais notáveis vencedores normalmente encontraram obstáculos dolorosos antes de triunfarem. Eles venceram porque se recusaram a se tornarem desencorajados por suas derrotas.”
(B. C. Forbes)


LINKS ÚTEIS

 

Trabalho e vida – Um blog da revista Época com muitas dicas e posts ligados ao mercado de trabalho. - http://colunas.epoca.globo.com/trabalhoevida/

Universia/Carreira – Um site cheio de dicas e textos muito bons. Vale a pena conferir. -http://www.universia.com.br/carreira/

Linkedin - Não podemos falar sobre ele -tipo, não fazemos parte -, vamos citar a frase da página principal do site, ela fala por si só : Mais de 70 milhões de profissionais usam o LinkedIn para trocar informações, ideias e oportunidades.” Me parece um bom modo de se conseguir uma boa rede de contatos. - http://www.linkedin.com/


 

VALE A PENA ASSISTIR

 

 

 

 

 

 


 

REFERÊNCIAS

 

http://www.mulher.palpitedigital.com.br/cotidiano-de-estagiario-o-que-e-estagio-e-sua-importancia/

http://www.efetividade.net/2007/05/18/primeiro-emprego-5-erros-a-evitar-do-curriculo-a-entrevista/

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u112327.shtml

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI148679-15259,00-OS+IDEAIS+DA+NOSSA+GERACAO+Y.html


Galera... Esperamos que vocês tenham gostado deste post ( o sétimo).

Temos uma notícia: este é o último post do Blog ligado ao Desafio do Conhecimento!!!!

Logo, logo saberemos o resultado do Desafio!

Desde já, queremos muito agradecer a colaboração de vocês leitores. E claro, como é de praxe, pedir para vocês comentarem o post.


E se quiserem, gostaríamos que vocês deixassem umas dicas de temas para os futuros posts!

Thanks people!

ATÉ O PRÓXIMO POST! Deus lhes abençoe!

Beijos :*


publicado por conhecimentoecultura às 22:47

6 comentários:
Último post!!!! Ansiosa para saber o resultado!!!!!

Sobre o post.... Realmente, o 1° emprego deve marcar muito a nossa vida profissional. Tema muito legal!
Amanda K. a 4 de Agosto de 2010 às 04:12

Olá meninas do Blog C&C!!!
Parabéns pelo post!!!!

Concordo com vcs quando dizem que o jovem não consegue seu primeiro emprego por falta de qualificação e muitas vezes por preconceito, as pessoas ainda veem os jovens como 'gente rebelde'....

Isa Frainer a 6 de Agosto de 2010 às 15:54

Olá Isa!!! Obrigada pelo seu comentário!!!
Realmente, quando temos algum conhecimento fica bem mais fácil conseguir uma vaga no Mercado de Trabalho. Conhecimento e Cultura são fundamentais :D

Muito feliz!!!!
1° Lugar no Desafio do Conhecimento!!!!!
Obrigada Pai, Deus é fiel!!!!!

Obrigada à todos, logo logo faremos um post de agradecimento :D
Até

Oi, sou da equipe Sonhadores, e estou aqui primeiramente para lhe dar os parabéns por terem levado o primeiro lugar, realmente mandaram muito bem no decorrer do desafio, e já havia reconhecido isso desde o início.

Enfim, semana que vem estaremos sendo contatados, e todos os blogs mandaram bem realmente, o terceiro lugar fiquei meio confuso de quem seja, mas então, nos vemos ano que vem talvez ^^ pelo menos estarei novamente, e espero que vocês também estejam, foi muito bom o desafio e o blog de vocês ta show.

Equipe Sonhadores.
Filipi a 14 de Agosto de 2010 às 01:07

Obrigada Filipi !!!

Vocês também mandaram muito bem no Desafio!

Se Deus quiser participaremos do Desafio ano que vem também!!!

Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


arquivos
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO