Pois uma pitada destes temperos faz toda a diferença!!!

21
Jun 10

Salve,salve famintos por cultura e conhecimento!

 

Como vocês puderam perceber lendo o título deste post, ele será sobre o mercado de trabalho X oportunidade de emprego e suas transformações.

Mas antes de falar sobre isso, aqui vai uma breve apresentação.O Blog Conhecimento e Cultura foi criado com o objetivo de participar de um desafio proposto pela Its chamado “Desafio do Conhecimento”- www.desafiodoconhecimento.com.br-, desafio este que propõe que nós venhamos postar textos semanalmente,segundo os temas dados. A nossa equipe é formada por quem vos "fala" -Amanda Burg-  e por minha amiga Vânia Carvalho.Esperamos sinceramente que os posts escritos durante este desafio possam lhes ser úteis.

Mas deixando apresentações de lado, vamos ao que interessa...

 

 

MERCADO DE TRABALHO

 


 

O Que engloba o Mercado de Trabalho?

 

Esta é uma pergunta muito interessante e que possui um resposta bem simples.Segundo nosso “amigo de pesquisas” Wikipédia, o mercado de trabalho relaciona aqueles que procuram emprego e aqueles que oferecem emprego, num sistema típico de mercado onde se negocia para determinar os preços e quantidades de um bem, o trabalho.

 

O Mercado De Trabalho e suas mutações

 

O Mercado de trabalho tem sofrido muitas transformações, algumas delas muito perceptíveis,outras mais sutís.Isso não é novidade, pois ao longo da história isso tem acontecido.Como prova,podemos citar a Revolução Industrial, momento em que o mercado de trabalho abria suas portas para a tecnologia,a entrada das mulheres para o mercado de trabalho, além de muitos outros fatos históricos.

Pois bem, em pleno século XXI, sob nossos olhares, o Mercado de Trabalho tem sofrido novas mudanças.Sendo as principais:

 

  • Inserção das mulheres no mercado de trabalho - Como citado acima, uma grande mudança no Mercado de trabalho foi a inserção da mulher no mercado de trabalho, porém esta mudança não parou por ai. Durante muito tempo ficaram reservados às mulheres,os trabalhos mais “simples” e menos remunerados. Mas nesta década, percebeu-se uma gigantesca mudança, as mulheres passaram a ocupar cargos antes reservados somente à homens. Esta mudança não se deve somente à diminuição do preconceito contra à mulher, como também ao fato de o nível de estudo feminino ter aumentado.Cargos de presidência cada vez mais estão sendo ocupados por mulheres, que demonstram a mesma capacidade masculina para comandar .


  • Experiência - A experiência que por muito tempo era de extrema necessidade,hoje em dia não tem um papel tão fundamental. O Mercado de Trabalho não está somente em busca de experiência ,mas também de criatividade e coragem. Claro que não podemos menosprezar a experiência adquirida através do tempo, pelo contrário, ela é muito útil . O que quero dizer é que o Mercado busca coisas diferentes,pois vivemos em uma época diferente. Não estamos mais em uma época povoada de padrões de mercado, mas numa época em o mercado muda constantemente. Sendo assim, a criatividade e coragem aliada ao conhecimento faz toda diferença na hora de tomar decisões.


  • Faculdade -  Ter um curso de formação profissional hoje em dia não é mais garantia de emprego. A idéia de que depois da faculdade no veremos livre do estudo é utópica. Na sociedade atual, conhecida como informacionista, o intelecto é fundamental. Para se conseguir um trabalho que nos dê status o conhecimento é essencial. A cada dia, mais e mais, a sociedade tem valorizado o conhecimento, deixando um pouco de lado a força bruta.Sendo assim, a fórmula para uma grande carreira é o conhecimento,uma busca ilimitada por novidades, por especialização.


  • Geração Y -  O Mercado de trabalho atual se caracteriza pela presença da geração Y.  Um grande número de jovens não está mais preocupado com o fato de se formar e conseguir um emprego. A geração atual, vê na abertura de negócios próprios uma grande oportunidade. Outros por sua vez, não se contentam com cargos de baixo status, em resultado disso, observamos uma ascensão de jovens à cargos de gerência .


  • Mudanças - Um perfeito profissional do século XXI deve ser um verdadeiro camaleão. Ele deve ser aberto à mudanças, ele precisa buscar informações, precisa trabalhar em grupo. O mercado de trabalho pede por um profissional que tenha a capacidade de adaptar-se às mais variadas situações, que veja nos obstáculos novos desafios a serem vencidos.

 

Além dos exemplos citados acima,o Mercado de trabalho sofreu muitas outras mudanças. O importante é sabermos que muitas outras ocorerram,e que por isso precisamos aprender a nos adaptar.

 

 

O Mercado de Trabalho Brasileiro e a Oportunidade de Emprego



O Mercado de Trabalho Brasileiro está no seu auge, o número de desempregados diminuiu e em consequência disso a massa assalariada aumentou. O aumento do número de pessoas empregadas, favorece o crescimento e a necessidade de determinadas profissões. Cada profissional assalariado é um consumidor, o que faz com que a circulação de capital seja maior. Graças a este grande consumismo,o mercado de trabalho abre as portas para profissionais na área do lazer e da comunicação. Com o avanço da tecnologia, profissões como de Desenvolvimento de Sistemas, Informática,Web designer e outras do ramo, estão em alta.

Para quem não deseja se aventurar nas profissões instáveis citadas acima, existem caminhos mais “sólidos”, como o do Direito, da Medicina, da Engenharia,das Finanças, etc.

Os caminhos possíveis para se seguir são muitos, porém o Mercado de Trabalho é muitíssimo competitivo. Para se conseguir uma oportunidade de emprego é necessario não somente a formação, mas o conhecimento. Não basta apenas ter um diploma, é preciso saber pôr a teoria em prática. Pessoas com criatividade, coragem e visão aliados ao conhecimento tem mais chance de conseguir uma vaga do que uma pessoa que se limitou ao fato de ter um diploma.

 

A Decisão


Como vimos anteriormente, o Mercado de Trabalho nos oferece várias oportunidades de emprego. A questão é, como escolher a profissão a seguir? Será que escolher a profissão porque o Mercado se demonstra favorável a ela é o certo?Ou o importante mesmo

é “ O Chamado”?

 

 

Escolher a profissão a seguir não é nada fácil, requer muita paciência, pesquisa e muita reflexão. Escolher o caminho que seguiremos pelo resto de nossas vidas é um decisão de extrema importância,por isso devemos levar alguns fatores em consideração. Em nossa humilde opinião, a vocação é importante e ajuda muito na execução do trabalho, porém não é indispensável, pois com muita dedicação podemos realizar qualquer tarefa.Também acreditamos que estar ciente dos próprios objetivos é fundamental,nos perguntar se queremos ser bem sucedidos ou se realização pessoal é o que importa faz toda a diferença.Ver  como andam as oportunidades de mercado é um passo importante, pois com o mercado saturado conseguir um emprego se torna mais difícil.

O mais importante é ter uma visão futura, pensar no mercado daqui a algum tempo, imaginar como será o nosso futuro. Ter em mente que o que é bom hoje, pode ser ruim amanhã.

 

Características necessárias para se conseguir um bom emprego

  • Ter domínio de pelo menos um idioma;

  • Ter cursado boas faculdades ou cursos, e saber pôr em prática todo o aprendizado;

  • Ter um bom currículo;

  • Estar atento às mudanças de Mercado;

  • Estar sempre em busca de novidades, reciclando-se sempre que possível e necessário;

  • Saber trabalhar em grupo, se impondo quando necessário de forma correta;

  • Estar ciente das necessidades, características e projetos da empresa na qual deseja trabalhar.

  • Ter iniciativa.

Estas são apenas algumas características que fazem com que alguém ganhe pontos na hora de conseguir um emprego. Características estas que formam um profissional completo.


CONHECIMENTO&CULTURA - OPINIÃO

 

Nós do Conhecimento e Cultura fomos atrás da opinião de algumas pessoas.Segue o resultado abaixo:

 

Na minha opinião o mercado de trabalho está muito competitivo,é preciso se qualificar e se atualizar segundo a “vontade” do Mercado. Cursar um Curso Técnico é uma boa escolha, mas para garantir é melhor fazer faculdade,mestrado ,doutorado e assim por diante.” -(Jucelino Domingues,23 anos, Instrutor de Informática)

 

Eu acho que o Mercado está bom, para o jovem conseguir um emprego ele só precisa buscar instrução, estar preparado.”- (André de Souza,34 anos, comerciante)

 

Para mim, conseguir meu primeiro emprego foi “uma luta”.Infelizmente a remuneração de alguns trabalhos ainda é pouca, e além disso há muita rivalidade.Por isso é necessário investir nos estudos, senão as oportunidades passam.”-(Fabiana Pereira da Silva,22 anos, balconista)

 

Hoje o Brasil está economicamente abalado.Por isso não é fácil para pessoas de meia idade e para jovens conseguir um bom emprego.Por isso, os jovens devem correr atrás de seus objetivos.No Brasil temos instituições que dão cursos gratuitos, bolsas e outras facilidades.Estas oportunidades devem ser aproveitadas, quanto mais estudo maior as chances para se conquistar um bom espaço no Mercado de Trabalho.”- (Dorothea Jung,35 anos, microempresária)

 

“O número de vagas disponíveis no mercado de trabalho, sem dúvida, é bastante reduzido e a falta de experiência profissional é mais uma barreira a ser enfrentada pelos jovens. Conseguir uma vaga, entretanto, não é impossível. O jovem academicamente melhor preparado terá grandes chances na disputa por vagas de trabalho. Daí a importância da realização de um bom trabalho no ensino médio e o ingresso em uma universidade e, obviamente, o conhecimento de uma segunda ou até mesmo de um terceiro idioma..” - (Camila Resner Cavichioli ,19 anos, estudante)


DICA DE LIVRO

Título:Mercado de Trabalho no Brasil

Autor:José Paulo Zeetano Chahad

 

Resenha:

A evolução recente do mercado de trabalho brasileiro carece de melhor entendimento, diante da era de mudanças em que o País adentrou. Faz-se cada vez mais necessário compreender a dinâmica manifestada por esse mercado nas últimas décadas, destacadamente os ajustes sofridos ao longo dos anos noventa, muitos dos quais já haviam ocorrido em outros países no decênio anterior. A abertura econômica, a reestruturação produtiva, a maior participação feminina, o aumento da escolaridade média, entre outros fenômenos, mudaram profundamente o mercado de trabalho nacional. Estes, entre outros, são assuntos destacados neste livro.




VÍDEOS


http://www.youtube.com/watch?v=ObymNOehG6c&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=LcNV8Sjq9H0

http://www.youtube.com/watch?v=fiJHEWkFcWI


LINKS

 

http://oglobo.globo.com/economia/boachance/mat/2010/03/25/cinco-atitudes-para-se-ter-sucesso-num-mercado-de-trabalho-ainda-em-recuperacao-916167633.asp

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_de_trabalho

http://www.juliobattisti.com.br/artigos/carreira/mercado.asp

http://www.universia.com.br/carreira/materia.jsp?materia=9581

http://www.universia.com.br/universitario/materia.jsp?materia=3010

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/qual-a-profissao-que-esta-em-alta-no-mercado-de-trabalho/31503/



Nós do Blog Conhecimento e Cultura, esperamos que vocês leitores tenham gostado do post!


Ficou com alguma dúvida? Quer dar sua opinião ? Deixe seu comentário.

 

Até o próximo post ;*

 

 

 

 

 

 


publicado por conhecimentoecultura às 23:55

4 comentários:
*-* primeiro post ..... Ansiosa para o próximo
expressocultura a 23 de Junho de 2010 às 16:08

Adorei esse desafio....tema muito show!!!!!
Vânia a 23 de Junho de 2010 às 16:10

Tema legal
Davi Souza a 2 de Julho de 2010 às 01:08

Caro Webmaster de Conhecimentoecultura.blogs.sapo.pt,

Realizamos um motor de pesquisa especializado no mundo do trabalho: www.jobrapido.pt

Jobrapido oferece a quem procura emprego a oportunidade de encontrar todas as ofertas de trabalho com uma única pesquisa. Por esse motivo consideramos que possa ser un serviço útil aos seus usuários que procuram emprego.

Gostaríamos de pedir que inserisse um link para aceder às ofertas de emprego no seu site: http://conhecimentoecultura.blogs.sapo.pt/. Nesta maneira seus usuários podem facilmente procurar pelas ofertas de emprego a partir do seu site. Em troca, podemos inserir um banner do vosso site no Jobrapido.

TEXTO DO LINK: Empregos Job Rapido (http://www.jobrapido.pt/)

Obrigada pela sua atenção, e caso necessite mais esclarecimentos ou deseje obter alguma informação, não hesite em contactar-nos.

Com os melhores cumprimentos,

Bruna Uchoa

Bruna Uchoa
Product Assistant
www.jobrapido.net
Bruna Uchoa a 10 de Dezembro de 2010 às 12:25

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
22
23
24
25
26

27
28
30


arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO