Pois uma pitada destes temperos faz toda a diferença!!!

06
Jul 10

Salva Salva amanti della conoscenza e della cultura!

 

Olá leitores! Como vão vocês??


Mais uma semana que se inicia, mais um post escrito (o terceiro já), mais um mês começando...É,vocês já entenderam, vou parar com minhas divagações!

Pois bem, como vocês puderam notar lendo o título deste post – escrito em várias línguas – , hoje falaremos sobre a FACULDADE!!

É isso mesmo, faculdade. E esperamos sinceramente que este post seja útil à vocês!!! Ahhhh...Deixem seus comentários ao final do texto.

Tudo bem, tudo bem!!!Vou parar de conversar e ir ao que interessa....


 

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM CURSO SUPERIOR?

 

Vivemos em uma sociedade em que o conhecimento é a principal chave da porta que nos leva à uma carreira brilhante. Ter conhecimento, além do que todos possuem, faz de nós pessoas com um diferencial.

 

Cursar um faculdade é muito importante pois durante todo o tempo que permanecemos ali estudando, estamos adquirindo conhecimento, cultura. Cursar um curso superior faz muita diferença num currículo, pois o seu diploma é a prova de que você esteve durante 4 ou 5 anos em uma fascinante busca por conhecimento.

Além do que, o tempo que você passa em uma faculdade faz com que você vivencie as mais variadas situações, você não só aprende teorias e fórmulas, você acaba aprendendo a conviver com as mais diferentes pessoas, culturas e idéias.

Mais além, depois que já estamos formados, o fato de termos um curso superior faz com que um leque de boas opções se abram aos nossos olhos. Por exemplo, uma pessoa formada em Direito, pode trabalhar com advogado, juíz, promotor, delegado, pode trabalhar com algo voltado ao social, pode trabalhar em uma empresa, etc.

Uma pessoa formada tem muito mais chance de se dar bem em uma carreira do que alguém que possui um nível básico de formação, pelo simples fato dela possuir uma visão mais aberta sobre o assunto, possuir mais conhecimento.

 

CURSO SUPERIOR x OPORTUNIDADE DE EMPREGO

 

É uma verdade muito óbvia dizer que um diploma abre muitas oportunidades no Mercado de Trabalho. Pessoas que dedicaram vários anos de sua vida aos estudos, tem maiores chances na hora de conseguir um emprego.

Não se pode negar, que um currículo constando algum curso superior eleva o nível do “futuro empregado”, afinal, as empresas buscam pessoas especializadas.

Porém, ter cursado uma faculdade não é garantia de emprego. De fato ajuda muito, mas além do “canudo”, o “futuro contratado” deve apresentar outras qualidades.

É importantíssimo frizar que os contratantes não buscam somente grandes estudiosos, mas sim grandes estudiosos que saibam trabalhar em grupo, que sejam versáteis , visionários,etc.

A faculdade nada mais é do que uma das qualidades buscadas pelos contratantes, e ela nada vale se o portador desta característica não for competente, se não tiver uma sede incontrolável por novos conhecimentos e pelo aperfeiçoamento do conhecimento já adquirido. Como disse Khaled Salama em seu blog : ”Diploma é que nem beleza. Você pode até ser contratado por isso, mas não se sustenta na vaga se não é competente. Diploma, assim como beleza, não é sinônimo de competência. Não garante e nem deve garantir o emprego.”

Além disso, precisamos entender que ter terminado o curso superior não quer dizer que diremos adeus aos livros e professores. Um bom profissional é um eterno estudante, buscando novos conhecimentos, novas formas de fazer seu trabalho.

 

CURSO SUPERIOR x ASCENSÃO EM UMA CARREIRA

 

Como vimos acima, na nossa opinião, faculdade não é garantia de emprego,porém é uma grande facilitadora. Mas será que o curso superior facilita a ascensão em uma carreira? Comecemos com uma historinha...

 

Fred e Diana eram funcionários de uma empresa de telemarketing há dois anos. Ambos haviam entrado na empresa depois de cursar um curso técnico. Depois de conseguir o emprego Fred se acomodou e não fez mais nenhum curso e muito menos faculdade. Já Diana, resolveu fazer um faculdade ligada à comunicação. Tempo depois o gerente do setor de Diana e Fred se aposentou, e foi necessário contratar um novo gerente. Tentem adivinhar quem foi o contratado. É, acertou quem disse que foi a Diana.

 

Pois bem, depois dessa fantástica história não há muito o que se comentar. Para nós do C&C, o fato de se ter cursado um bom curso superior, faz com que o empregado ocupe cargos melhores.

 

É muito difícil que uma pessoa com um nível básico de formação consiga se tornar um presidente, gerente e afins.

Com toda certeza, quando já estamos inseridos no Mercado de Trabalho cursar uma faculdade é essencial para quem pretende conseguir um cargo de chefia.

Mas por que a faculdade facilita a ascensão de cargo? É simples, como já foi dito muitas vezes, o conhecimento nunca foi tão valorizado quanto hoje em dia. E técnicamente falando, uma pessoa com curso superior possui mais conhecimento do que uma pessoa como Fred, que desistiu de seus estudos.

Por isso é importante lembrar que estudar nunca é demais, que ter experiência, conhecimento, cultura, faz toda a diferença.

Ahh sim, é claro que nem sempre as coisas acontecem assim, não é uma regra o fato de um chefe ter uma faculdade, as vezes a falta do curso superior é compensada pela competência e pelo conhecimento empírico – aquele adquirido através de experiências. A questão é: sim, o curso superior facilita- e muito- a ascensão em uma carreira.


OPINIÃO

 

Dêem uma olhadinha no que o pessoal entrevistado pensa sobre a importância da faculdade:

 

“ Eu acredito que a faculdade qualifica os jovens, e também acho que na hora que seu currículo for analisado, caso você tenha um curso superior, você conseguirá arranjar um bom emprego.” - (Samira, 20 anos, Assistente de Marketing)

 

“O curso superior não é reduto de quem procura ganhar dinheiro,existe outros caminhos que podem render muito mais.

Curso superior é adequado para aquela pessoa que tem como objetivo de vida o estudo. Quer ter a sua produção intelectual como ganha pão da sua vida.

Foi este um dos motivos que optei pelo curso superior, e dentre vários cursos, optei pelo direito. Pois as carreiras jurídicas possibilitam um contato com todas as áreas do saber humano, ou seja, não restringe o raio de atuação do profissional.

Subir na carreira e ter um bom emprego, vai depender do profissional.
Um curso superior não vai lhe entregar isso de graça. Porém ele lhe dá as ferramentas, basta você aprender a manejá-las.” - ( Rodrigo Duarte Maia, estudante de Direito)

 

 


A VOZ DO POVO....

 

Mais uma vez fomos às ruas para saber sobre a opinião e escolhas da população...Abaixo seguem os resultados .

 

Pra você, faculdade é de extrema importância na hora de conseguir um emprego?

82% dos entrevistados respondeu que sim

18%dos entrevistados disse que não, faculdade não é indispensável

 

Você pretende cursar um curso superior?

69% dos entrevistados pretendem fazer faculdade

31% dos entrevistados disse que não pretendem cursar um curso superior

 


VÍDEO

 

E ai? Faculdade significa sucesso?

 

 


 

DICAS DE SITES

 

Ficaram com vontade de cursar uma faculdade??? Mas não têm condições financeiras para bancar o curso? Não se preocupem, o governo e várias faculdades possuem sistemas de bolsa. Abaixo seguem alguns links interessantes:

 

ENEM - http://enem.inep.gov.br/

PROUNI - http://siteprouni.mec.gov.br/

UFSC - www.ufsc.br

Portal do MEC - http://portal.mec.gov.br/index.php

 

 


Como já deu para perceber, nós do C&C gostamos de consultar a opinião do pessoal.... Então, deixem seus comentários abaixo!!!!

 

Obrigada pela Visita

 

Até o próximo post :*

 

publicado por conhecimentoecultura às 18:37
sinto-me:
música: We Live- Superchick
tags:

10 comentários:
Muito bom este tema... Texto muito explicativo!!
Concordo com vocês, além da faculdade a pessoa precisa ter competência.
Diploma não é garantia de emprego, jamais.

Parabéns pelo post
Isabel Frainer a 7 de Julho de 2010 às 00:11

Olá Isabel, obrigada pelo seu comentário.
Realmente, competência é extremamente necessária. Não há curso, faculdade, seja lá o que for, que substitua a competência.

Gostei muito desse tema....
O mais legal até agora!
É obvio que cursar uma faculdade é bom para a carreira de qualquer pessoa, mas dizer que é garantia de emprego seria exagero. Com certeza o Curso superior facilita muito a ascensão no Mercado, mas sem determinação, a gente não chega à lugar algum.

Até o próximo post :*
Amanda K. a 7 de Julho de 2010 às 00:22

gostei muito do post...
Cursar uma faculdade é um salto para uma carreira sim.Mais não é a garantia de emprego...
muito interessante! Parabéns pelo post.
silvana neumann a 7 de Julho de 2010 às 00:42

Oi Silvana!!!
Obrigada pelo comentário...
Realmente, curso superior não garante emprego...

Realmente muito bom o post, gostei bastante do vídeo pois concordo com o que o Luiz Carlos Prates disse: Tudo é determinação, todos podemos, não importa classe social ou qualquer outra coisa.

Parabéns pelo belo trabalho!
Eduardo a 7 de Julho de 2010 às 23:48

Olá Eduardo!

Obrigada pelo comentário!!!

Ficamos felizes em saber que você gostou do post (:

Um tema pouco discutido se relacionado com a tamanha importancia do conteúdo. Faculdade é importante sim , não importa a idade, não podemos dizer que já sabemos tudo que será aprendido no curso superior porque não é verdade , sempre adquirimos conhecimento , mesmo que sejam basicos. Conhecimento é a unica riqueza que ninguém pode nos tirar !
Gostei muito do post (: Parabéns \õ/
Sandreli a 12 de Julho de 2010 às 01:02

Olá Sandreli!
Realmente, conhecimento é a única riqueza que ninguém pode nos tirar.
Ficamos felizes que você tenha gostado do post!

Obrigada pelo comentário :D

zFA1t2 gtqsfaaygigg (http://gtqsfaaygigg.com/), [url=http://qdnnbsdwnkrf.com/]qdnnbsdwnkrf[/url], [link=http://exywzfbqxosr.com/]exywzfbqxosr[/link], http://gkhpbhpzuycb.com/
UeDMfTrOXGDPOPg a 28 de Novembro de 2014 às 14:09

Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
15
16
17

18
19
21
22
23
24

25
26
28
29
30
31


arquivos
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO